11 de Setembro de 2017

Renegociação - A melhor alternativa para sair do vermelho

 Por: Martha Imenes

Diante de um cenário em que três em cada cinco famílias estão endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), quem tem conta no vermelho deve buscar acordo com os credores para quitar dívidas, principalmente com instituições financeiras. Ao negociar, é possível fazer o valor do débito cair, em média, para menos da metade da dívida com redução de juros, revisão de cobranças em excesso e portabilidade de crédito. Em algums casos, os bancos dão descontos de até 70% para quitação da dívida.

“A troca de um banco por um que oferece juros mais baixos faz a dívida cair consideravelmente”, afirma Sonia Amaro, coordenadora da Proteste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, referindo-se à portabilidade.

A primeira medida é analisar a real situação do orçamento e das contas pendentes para que se possa propor ao banco ou empresa credora uma negociação que deverá ser cumprida.

Essa modalidade traz benefícios por meio de descontos significativos. Entretanto, deve-se tomar cuidado com as taxas de juros e multas cobradas, pois muitas vezes são abusivas. Não se deixe levar pelos parcelamentos longos. Neste tipo de pagamento o consumidor costuma sofrer aumento considerável da dívida e não percebe devido ao valor baixo das parcelas.

SUGESTÕES:
 ANALISE O CONTRATO
 PESQUISE
 SUGIRA SOLUÇÕES
 ANALISE A PROPOSTA
 SE NÃO HOUVER ACORDO, PEÇA AJUDA