Esta é uma modalidade de crédito pessoal na qual você passa a ter direito ao empréstimo desde que autorize o desconto diretamente na sua folha de pagamento do seu salário.
Neste tipo de empréstimo as taxas de juros são mais baixas, em função da garantia atrelada ao recebimento do salário e ao desconto automático na folha de pagamento. Com isso, ele se torna acessível também para quem está com o nome incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.
Existem linhas de crédito para servidores públicos, para aposentados e pensionistas do INSS e para empregados de empresas privadas, desde que tenham convênio com a instituição financeira onde a operação será feita.
Para conseguir o empréstimo, basta se dirigir a um banco que tenha convênio com a instituição que fornece o seu pagamento e assinar uma autorização (um contrato de adesão) para o desconto em folha. Vale alertar que isso não é motivo para você começar a usá-lo simplesmente porque ele está disponível e representa um dinheiro mais barato.
FIQUE ATENTO: o valor total do empréstimo consignado não pode ultrapassar 30% do seu salário. Além disso, é vedado a contratação ou envio de cartão de crédito sem a devida autorização do consumidor.
Muitas instituições financeiras realizam empréstimos consignados sobre o cartão de crédito sem o consentimento do consumidor, neste caso, procure um advogado especialista para lhe ajudar.
Como tirar vantagem?
O crédito consignado é a melhor modalidade de crédito pessoal, pois cobra as taxas de juros mais baixas do mercado. Os juros variam (em média de 2,0 porcento a 2,0 porcento ao mês) em função do perfil de quem está pegando o empréstimo.
Uma maneira inteligente de agir é usar o crédito consignado para quitar dívidas contraídas em outras modalidades de crédito e que têm juros bem mais altos.